FAMILIA WILTGEN E DINNEBIER

Ola Pessoal, esta pagina esta sendo criada para contar a Historia de duas famílias que juntas venceram varias lutas e dificuldades, mesmo em momentos difíceis conseguiram vencer na vida e construir uma família solida com bases fortes.

História de ALFREDO WILTGEN E ADELINA DINNEBIER.
ELE nascido em 11 outubro 1912 em Linha Araripe, filho de Henrique Wiltgen(1889) e Maria Kny(1892). 

ELA nascida em 2 março 1909 em linha Brasil Filha de Anton Dinnebier(1865) e Bertha Schumann(1866).

Eles tiveram  3 filhos sendo seu primogênito ARCY WILTGEN nascido em 12 Janeiro de 1936 na linha Quilombo em Gramado, seu segundo filho IRO WILTGEN nascido em 21 janeiro 1939 também em Gramado RS, era portador de síndrome de down. a ultima filha do casal foi NINDA WILTGEN nascida em 28 de Novembro de 1945 em Gramado RS.

Alfredo recebeu um pedaço de terra de herança localizado na linha Quilombo em Gramado, construiu uma casa onde criou todos seus filhos, algumas terras ainda pertencem a Alguns familiares e outros foram vendidos, mas até hoje no lugar onde estava construida a casa ainda permanece marcas da construção e o banheiro de alvenaria que mesmo depois de uns 30 anos depois da casa ter sido demolida ainda continua de pé. Alfredo sempre estava aberto a novas ideias e projetos como uma mini geradora de energia que ele construiu na parte mais baixa de suas terras, onde represou agua em um pequeno lago, e a noite quando queria ter luz em sua casa ele soltava um arame da janela de sua casa que abria uma pequena comporta do seu lago que alimentava o seu pequeno gerador, em meados de 2004 ainda era possível encontrar partes de seu projeto jogados próximo de onde ficava o gerador, como por exemplo um funil que servia para concentrar a pressao da agua toda para a parte da turbina. Essa energia era utilizadas por lampadas dentro de sua casa e tambem para alimentar o radio da família, mas pela pequena quantidade de agua o sistema somente funcionava por umas 4 horas no maximo e então a agua ficava sem pressão novamente. Eles Trabalhavam na lavoura e tambem plantavam fumo, que naquela época era um mercado muito bom e tinha muita procura.Lembro-me de muitas historias contadas pela minha mãe a respeito do meu avô, não cheguei a conhecê-lo pois no dia que completei 6 meses de vida ele morreu com um ataque do coração no dia 30 de maio de 1984. depois disto minha avó Adelina e meu tio Iro que era os únicos que ainda moravam na casa se mudaram para uma casa ao lado da casa onde meus pais moravam que ficava a uns 250 metros de distancia, pois a casa antiga foi desmontada e remontada neste novo local. Alguns anos mais tarde por problemas de saúde, Adelina teve que se mudar para a casa de sua filha Ninda para que ela pudesse tomar conta dela, pois ela já estava incapassitada de morar sozinha. e o Iro ficou na responsabilidade dos cuidados do irmão Arcy.
Adelina veio a falecer no dia 7 de julho de 1993 na residencia de sua filha, e no ano seguinte o Iro veio a falecer por complicações de saude no dia 3 de maio de 1994. todos da familia foram enterrados no cemitério da linha quilombo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Registro de Obito de jacob Wilchen 1934