História
de ALFREDO WILTGEN E ADELINA DINNEBIER.
Ele
nascido em 11 de outubro de 1912 em linha Araripe, filho de henrique
Wiltgen (1889) e maria Kny (1889)
Ela
Nascida em 2 de março de 1909 em linha Brasil Filha de Anton
Dinnebier(1865) e Bertha
Schumann(1866).
Eles tiveram 3 filhos sendo seu primogênito ARCY WILTGEN nascido em 12 Janeiro de 1936 na linha Quilombo em Gramado, seu segundo filho IRO WILTGEN nascido em 21 janeiro 1939 também em Gramado RS, era portador de síndrome de down. a ultima filha do casal foi NINDA WILTGEN nascida em 28 de Novembro de 1944 em Gramado RS.
Alfredo
recebeu um pedaço de terra de herança localizado
na linha Quilombo em Gramado, construiu uma casa onde criou todos
seus filhos, algumas terras ainda pertencem a Alguns familiares e
outros foram vendidos, mas até hoje no lugar onde estava construida
a casa ainda permanece marcas da construção e o banheiro de
alvenaria que mesmo depois de uns 30 anos depois da casa ter sido
demolida ainda continua de pé. Alfredo sempre estava aberto a novas
ideias e projetos como uma mini geradora de energia que ele construiu
na parte mais baixa de suas terras, onde represou agua em um pequeno
lago, e a noite quando queria ter luz em sua casa ele soltava um
arame da janela de sua casa que abria uma pequena comporta do seu
lago que alimentava o seu pequeno gerador, em meados de 2004 ainda
era possível encontrar partes de seu projeto jogados próximo de
onde ficava o gerador, como por exemplo um funil que servia para
concentrar a pressao da agua toda para a parte da turbina. Essa
energia era utilizadas por lampadas dentro de sua casa e tambem para
alimentar o radio da família, mas pela pequena quantidade de agua o
sistema somente funcionava por umas 4 horas no maximo e então a agua
ficava sem pressão novamente. Eles Trabalhavam na lavoura e tambem
plantavam fumo, que naquela época era um mercado muito bom e tinha
muita procura.Lembro-me de muitas historias contadas pela minha mãe
a respeito do meu avô, não cheguei a conhecê-lo pois no dia que
completei 6 meses de vida ele morreu com um ataque do coração no
dia 30 de maio de 1984. depois disto minha avó Adelina e meu tio Iro
que era os únicos que ainda moravam na casa se mudaram para uma casa
ao lado da casa onde meus pais moravam que ficava a uns 250 metros de
distancia, pois a casa antiga foi desmontada e remontada neste novo
local. Alguns anos mais tarde por problemas de saúde, Adelina teve
que se mudar para a casa de sua filha Ninda para que ela pudesse
tomar conta dela, pois ela já estava incapassitada de morar sozinha.
e o Iro ficou na responsabilidade dos cuidados do irmão Arcy.
Adelina
veio a falecer no dia 7 de julho de 1993 na residencia de sua filha,
e no ano seguinte o Iro veio a falecer por complicações de saude no
dia 3 de maio de 1994. todos estão sepultados no cemitério da linha
Quilombo.
By Samuel Drechsler.
Na foto Abaixo encontram-se da esquerda Para a direita... Ninda Wiltgen, Arcy Wiltgen e Iro Wiltgen, e a frente Adelina Dinnebier e Alfredo Wiltgen( Alfredo que era filho de Henrique Wiltgen e Neto de Nicolau Wiltgen)

Comentários
Postar um comentário